Três orquestras, dois continentes, uma língua
Vale a pena trabalhar em busca de boas notícias em Botafogo! Principalmente quando nos deparamos com um projeto bacana e que já está obtendo resultados maravilhosos.
Um dos mais tradicionais colégios do bairro, a Escola Alemã Corcovado criou o projeto “Três Orquestras, Dois Continentes, Uma Língua”, com o objetivo de incentivar uma troca de experiências entre estudantes alemães e brasileiros, envolvendo também organizações não-governamentais.
O projeto já rende frutos. Oito alunos da Escola Corcovado e 14 outros jovens apaixonados por música das ONGs Ação Social Pela Música do Brasil e Camerata Laranjeiras apresentam-se – nesta sexta-feira, dia 27 – no auditório da Universidade de Regensburg, na Alemanha, em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Munique, para uma plateia de duas mil pessoas.
A preparação da apresentação foi antecedida por um workshop musical, lá mesmo na Alemanha, com duração de uma semana. Participam do projeto naquele país os alunos da escola Clermont-Ferrand-Mittelschule, de Regensburg. A escola recebe recursos do Fundo Cultural do Estado da Baviera. Já a Escola Alemã Corcovado contou com o patrocínio da empresa B. Braun para custear as despesas de viagem dos participantes brasileiros.
Em 2018, o encontro será aqui no Brasil, ainda sem data definida, quando os jovens músicos brasileiros receberão a visita dos jovens alemães. Tomara que se apresentem aqui em Botafogo também!