Homenagem a Nei Lopes
Escolhido melhor cantor de samba do 27º Prêmio da Música Brasileira de 2016 – em que concorreu com artistas do porte de Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz –, o cantor, violonista, compositor, ator e pesquisador Alfredo Del-Penho vai se apresentar neste fim de semana, no Espaço Furnas Cultural, em dois shows gratuitos.
O repertório do show tem canções do CD Samba Sujo, que lhe rendeu o prêmio, e várias inéditas de seu novo projeto – um CD inteiramente dedicado à obra do compositor Nei Lopes, uma de suas principais influências. “Ele é minha maior referência, junto com Antônio Nóbrega, pela busca da compreensão da música popular brasileira. Ambos vivem muito a cultura sobre a qual falam e escrevem”, explica Alfredo. “Além de ser um artista que admiro, sinto que poucas pessoas associam ao Nei o seu repertório, que é muito tocado e inclui parcerias com Wilson Moreira, Guinga, Moacir Santos, João Bosco, entre muitos outros”, completa. No show, Alfredo (voz, violão 7 cordas e cavaquinho) divide o palco com Luis Barcelos (bandolim e cavaquinho), Eduardo Neves (sopros), Rui Alvim (sopros), Antônio Neves (trombone e bateria), Paulino Dias e Thiago da Serrinha (ambos na percussão). E ainda tem um convidado especial: o cantor Pedro Paulo Malta, parceiro de longa data de Alfredo em rodas de samba, gravações, shows e musicais, como Sassaricando e É com esse que eu vou. Alfredo Del-Penho é presença constante em montagens teatrais. No musical Suassuna – O Auto do Reino do Sol, da Cia Barca dos Corações Partidos, do diretor Luiz Carlos Vasconcelos, Alfredo atua e também assina a direção musical com Beto Lemos e Chico César, categoria para a qual foram premiados no prêmio Bibi Ferreira e indicados no Prêmio Reverência, a ser anunciado. Alfredo concorre ainda ao Prêmio Cesgranrio, como melhor ator em musical e melhor direção musical. Com Auê, espetáculo anterior da companhia, ganhou os prêmios de melhor direção musical da APTR, Botequim Cultural e Cesgranrio e ainda foi indicado ao Shell na mesma categoria. Serviço:
Data: 11 e 12 de novembro, sábado e domingo, às 19h Local: Espaço Furnas Cultural Endereço: rua Real Grandeza, 219 – Botafogo Tel: 2528-3112 Ingresso: entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes do show) Capacidade: 170 lugares