Primavera dos museus

Primavera dos museus

Museus de todo Brasil vão apresentar uma programação especial de ações e atividades para todos os públicos, de 23 a 29 de setembro. É a 13ª Primavera dos Museus, cujo tema esse ano é “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Casa de Rui Barbosa, Museu do Índio e Museu Villa-Lobos são representantes de Botafogo neste grande evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Museu Villa-Lobos (rua Sorocaba 200), que abriga o acervo do maestro Heitor Villa-Lobos, preparou atividades com o objetivo de dialogar com especialistas e com o público em geral sobre o universo musical e cultural do compositor e maestro. Entre as ações planejadas estão o debate sobre direitos autorais das composições e desafios no processo de revisão de partituras. As mesas terão a participação de musicólogos, músicos e especialistas eminentes de instituições como Academia Brasileira de Música (ABM), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OESP) e universidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além dos debates, haverá lançamento do livro do musicólogo Paulo de Tarso Salles, da Universidade de São Paulo, sobre os Quartetos de Cordas de Villa-Lobos, o anúncio da edição atualizada do catálogo de obras de Villa-Lobos e a apresentação do projeto Museu Villa-Lobos Digital, que, no futuro, vai democratizar o acesso ao rico acervo da instituição.

O Museu do Índio, cujo endereço na rua das Palmeiras 55 encontra-se fechado para reformas desde 2016, convida o público a participar da série de atividades programadas para conhecer os projetos, os bastidores e as ações de divulgação do patrimônio cultural indígena brasileiro. As atividades incluem debates, visita técnica, pré-lançamento do filme “Saberes e Conhecimentos Tabajaras/Tapuio – Itamaraty”, exposições e diversas ações educativas. Os encontros serão na Casa de Leitura Dirces Côrtes Riedel (rua das Palmeiras 82), e as inscrições são gratuitas, pelo email atividades@museudoindio.gov.br.

A Casa de Rui Barbosa programou visitas mediadas que mostrarão os bastidores da Casa de Rui Barbosa, o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos Gráficos (SEP/LACRE) e o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB).

SERVIÇO

13ª Primavera dos Museus

MUSEU DO ÍNDIO – Casa de Leitura Dirces Côrtes Riedel – rua das Palmeiras 82

23/9

10h às 12h PALESTRA – Museus por dentro: por dentro do Museu do Índio. Apresentação: José Carlos Levinho, antropólogo e diretor do Museu do Índio. 14h às 16h PALESTRA – “Patrimônio Cultural Indígena: por que preservar e divulgar?”. Apresentação: Célia Maria Corsino, museóloga e superintendente do IPHAN/MG. 24/9

10h às 12h VISITA MEDIADA – Visita técnica à exposição “No caminho da miçanga – um mundo que se faz de contas” e reservas técnicas. Apresentação: Ione Couto, museóloga e coordenadora de Patrimônio Cultural do Museu do Índio.

14h às 16h PALESTRA – “Museu do Índio, antecedentes e trajetórias: construindo um museu presente”. Apresentação: Mario de Souza Chagas, poeta e museólogo, atual diretor do Museu da República. 17h às 18h LANÇAMENTO – Pré-lançamento do filme “Saberes e Conhecimentos Tabajaras/Tapuio – Itamaraty”, com a presença Henrique Manoel, cacique dos povos Tabajara e Tapuio Itamaraty de Nazaré, Lagoa de São Francisco/PI.

25/9

10h às 12h PALESTRA – “Museus indígenas, processos colaborativos e novas práticas de colecionamento”. Apresentação: Henrique Manoel, cacique dos povos Tabajara e Tapuio Itamaraty de Nazaré/PI e Alexandre Gomes, da UFPE. 14h às 16h PALESTRA – “Museu do Índio, da formação à qualificação dos acervos: participação indígena no museu”. Apresentação: Regina Abreu, antropóloga, professora do PPGMS/Unirio.

17h às 18h APRESENTAÇÃO – Coleção etnográfica Tabajara-Tapuio, por Henrique Manoel, cacique dos povos Tabajara e Tapuio Itamaraty de Nazaré/PI e coordenador do Núcleo Gestor do Museus Indígena Anizía Maria.

26/9

10h às 12h PALESTRA – “Panorama das Políticas Públicas para Museus: ICOM-Ibram”, conferência ICOM 2019 e a nova definição de Museus”. Apresentação: Vera Mangas, dra. em Ciência da Informação, vice-presidente do ICOM Brasil

14h às 16h PALESTRA – “Gestão de riscos e segurança em museus: práticas e desafios” .Apresentação: Noêmia Barradas, arquiteta, especialista em Patrimônio Arquitetônico pela PUC/Campinas e Gestão de Riscos (ICCROM). 27/9

10h às 12h PALESTRA – “Museografia, expografia e design em museus: participação indígena na concepção das mostras”. Apresentação: Simone Melo -designer, mestre em design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 14h às 16h PALESTRA – “Ações educativas e função social do museu: dialogando com os públicos”. Apresentação: Marília Xavier Cury, museóloga e educadora de museu, professora do programa de pós graduação do MAE/USP.

MUSEU VILLA-LOBOS – rua Sorocaba 200

23/9

15h – Apresentação dos projetos estratégicos do Museu Villa-Lobos

Claudia Castro (diretora do Museu Villa-Lobos)

15h30 – mesa redonda “Os quartetos de Villa-Lobos”

Paulo de Tarso (USP)

Hugo Pilger (UNIRIO)

Pedro Belchior (Museu Villa-Lobos) – mediador

17h – Apresentação do Quarteto de cordas (Janaina Salles, Ana de Oliveira, Monique Cabral e Dhyan Toffolo)

24/9

15h – Apresentação dos projetos estratégicos do Museu Villa-Lobos

Claudia Castro (diretora do Museu Villa-Lobos)

15h30 – Palestra “Os direitos autorais de Villa-Lobos”

Dra. Marisa Gandelman (advogada, representante legal da Academia Brasileira de Música)

João Guilherme Ripper (presidente da Academia Brasileira de Música)

Claudia Castro (Museu Villa-Lobos)

17h – Cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Academia Brasileira de Música (ABM) e o Museu Villa-Lobos e apresentação do duo formado por Andrea Ernest Dias e Elodie Bouny (flauta e violão)

25/9

15h – Apresentação dos projetos estratégicos do Museu Villa-Lobos

Claudia Castro (diretora do Museu Villa-Lobos)

15h30 – Mesa redonda “Revisão de partituras”

Roberto Duarte (Academia Brasileira de Música)

Marcelo Lopes (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo)

Antonio Carlos Neves (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo)

Manoel Corrêa do Lago (Academia Brasileira de Música) – mediador

26/9

15h – Apresentação dos projetos estratégicos do Museu Villa-Lobos

Claudia Castro (diretora do Museu Villa-Lobos)

15h30 – Mesa redonda “Bachianas brasileiras nº 5” (partitura)

André Cardoso (UFRJ)

Loque Arcanjo (UFMG/UEMG)

Claudia Castro (Museu Villa-Lobos) – mediador

27/9

14h – Mesa redonda “Museu Villa-Lobos digital – catálogo”

Luiz Fernando Lopes (Indiana University, EUA)

Marcelo Rodolfo (Museu Villa-Lobos)

Pedro Belchior (Museu Villa-Lobos) – mediador

16h – Mesa redonda “Partituras de violão – (Heitor Villa-Lobos) – doação Abel Carlevaro”

Humberto Amorim (UFRJ)

Paulo Pedrassoli (UFRJ)

Lurian Lima (UFF) – mediador

Entrada gratuita.

CASA DE RUI BARBOSA – rua São Clemente 134

JARDIM EM FOCO Visita mediada. Conheça o jardim histórico, com um panorama da vida de Rui Barbosa e sua família no local, a sua flora e fauna e a sua preservação como microecosistema. Datas: 23/9, 25/9 e 28/9, às 14h30 POR DENTRO DO CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA VISITA MEDIADA – Descubra os acervos fascinantes do Museu Casa de Rui Barbosa e do Arquivo Museu de Literatura Brasileira (AMLB). Datas: 24/9 e 26/9, às 14h30 POR DENTRO DO CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA VISITA MEDIADA – Descubra os acervos fascinantes do Museu Casa de Rui Barbosa e do Laboratório Conservação e Restauração de Documentos Gráficos (SEP/LACRE) Datas: 25/9 e 27/9, às 14h30

Eventos gratuitos, com distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade, na recepção do Museu Casa de Rui Barbosa.#MuseudoÍndio#CasaRuiBarbosa#MuseuVillaLobos

Curta Botafogo