Música que acolhe

Música que acolhe

A solidariedade vai dar o tom do show “A música é o meu refúgio”, reunindo artistas estrangeiros e brasileiros no Espaço Furnas Cultural, na próxima terça-feira, às 19h30. E o melhor: de graça!!!

Botafogo já tem histórico de abrigar refugiados. Temos a Casa do Refugiado da Igreja São João Batista, do padre Alex Coelho. Assim como, no passado, o morro Dona Marta acolheu os nordestinos que fugiam da seca e migrantes do Vale do Paraíba, que vieram depois da decadência da economia cafeeira. Portanto, não havia lugar melhor do que Botafogo para uma iniciativa com o objetivo de promover a integração de povos através da música.

O show será apresentado pela atriz Alexandra Richter e terá participações especiais, como Danilo Caymmi (foto), Dudu Falcão e Duo Santoro. Entre as canções selecionadas, estão algumas consagradas da música popular brasileira como “Travessia”, de Milton Nascimento; “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque; “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso; e “Paciência”, de Lenine.

Alguns refugiados apresentarão criações próprias em português, caso de Blaise Musipere, do Congo, e da dupla formada por um rapper haitiano e outro congolês: PAX e BOB. Outros interpretarão canções representativas da cultura de seus países, em inglês, francês e dialetos africanos.

A idealização e o roteiro do espetáculo são de Gustavo Nunes, que se comove com a situação daqueles que perderam tudo. “Consegui reunir depoimentos e imagens mostrando um pouco da realidade desses imigrantes que precisaram abandonar seu país e suas famílias. Muitos nem sabiam para onde iam, o que queriam era fugir de uma guerra massacrante. Aqui eles sofrem muito preconceito e discriminação, mas prevalece a esperança de construir uma vida mais feliz”, conta o idealizador.

Roger Henri, que assina a direção musical, buscou a integração entre os sons brasileiros e estrangeiros, respeitando a bagagem cultural de cada músico. “Procuramos preservar a originalidade da expressão musical dos artistas refugiados e também apresentamos a eles a sonoridade das canções brasileiras. Acredito que esse intercâmbio enriquece a todos”, defende.

Parceria da Cáritas RJ com a ONG Alfa, o evento faz parte do Movimento Camaleão, uma organização de natureza solidária e sem fins lucrativos, com o principal objetivo de dar visibilidade a profissionais qualificados, que não possuem oportunidades para mostrar seu trabalho.

Serviço:

“A música é meu refúgio” Data: 8 de agosto de 2017, às 19h30 Duração: 70 min Local: Espaço Cultural de Furnas (Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo) Classificação etária: Livre Entrada gratuita

#refugiados #espaçofurnas #santamarta

Curta Botafogo