Museu do Índio reabre em maio
Falta pouco para o Museu do Índio reabrir seus portões para visitação pública. Fechado desde o ano passado para reformas necessárias — como instalação de equipamentos de segurança e obras de acessibilidade —, o museu tem volta prevista para maio com novidades: a lojinha que ficava nos fundos agora ficará na entrada; a área de exposições foi renovada, e será inaugurado um circuito de caminhada pelos jardins do belo casarão da rua das Palmeiras 55.
Referência nacional para pesquisa, o Museu do Índio tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas brasileiras. São cerca de 15 mil peças etnográficas e 15 mil publicações nacionais e estrangeiras especializadas em etnologia e áreas afins. Ele também é responsável pelo tratamento técnico de mais de 76 mil registros audiovisuais e de 833 mil documentos textuais de valor histórico e contemporâneo. Enquanto as obras não terminam, a instituição tem levado esse acervo para eventos externos.
É interessante observar como a cultura indígena continua influenciando o imaginário da teledramaturgia nacional. As duas novelas da TV Globo que estrearam nos últimos dias — “Novo Mundo” e “A força do querer” —exibem índios salvando protagonistas. Com a reabertura do museu e ante a ameaça, cada vez maior, ao modo de vida dos índios, quem sabe não está na hora de ajudarmos a salvar os índios valorizando sua rica cultura?#museu#índio#cultura#tv#novela