Fotografia além do clichê
Abrem, no próximo dia 14, as inscrições para a 12ª edição do Prix Photo Aliança Francesa, tradicional concurso de fotografia da Aliança Francesa do Brasil para fotógrafos profissionais e amadores. O autor que ficar em primeiro lugar vai ganhar uma viagem à França.
O tema desta edição é “(Além do) Clichê”, com o objetivo de valorizar propostas artísticas originais, experimentais – abstratas ou documentais –, que possam oferecer olhares diferenciados que ecoem as grandes questões de nosso tempo.
Inscrições
Os candidatos devem inscrever e enviar seus trabalhos até o dia 29 de maio pelo site www.prixphotoaf.com.br. Após o preenchimento on-line da ficha de inscrição, os participantes deverão enviar, pelo site, uma série com dez fotografias, coloridas ou em preto e branco, sobre o tema “(Além do) Clichê”. Para inspirar os candidates, a organização escolheu a fotografia “Turma do Índio, Copacabana, 2007, da série Bate-bola – Rio Carnaval Secreto”, do fotógrafo Vincent Rosenblatt (ver em destaque). O clichê está presente nas mais diversas áreas, e todas poderão ser exploradas pelos participantes: representações ligadas a nacionalidades, gêneros, eventos, comportamentos, etc. As imagens poderão ser manipuladas ou não, devem ser apresentadas em formato JPG e respeitar o tamanho máximo de 2MB. Todas as fotografias devem ser obtidas por meio de equipamento analógico – câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica – ou digital.
Premiação
O 12º Prix Photo Aliança Francesa vai agraciar o primeiro colocado com uma viagem à França. O segundo colocado poderá participar de uma residência a distância de formatação de fotolivro, monitorada pelos editores da Lovely House. Uma novidade desta edição é que os dois primeiros colocados do concurso terão suas fotografias projetadas no festival francês de fotografia “Les Rencontres d’Arles”, em parceria com a Iandé, uma plataforma cultural internacional focada na França, que também divulga a fotografia brasileira. O terceiro colocado e o vencedor do Prêmio do Júri Popular receberão uma mentoria profissional, realizada a distância, com o Ateliê Oriente. Além dos principais prêmios, haverá menções especiais, com o prêmio Photoclimat, que oferecerá a difusão do portfólio na Maison du Climat (Paris), e com o prêmio Foto Analógica do CentroFotoCopa, que oferecerá três câmeras analógicas e uma oficina de introdução ao universo da fotografia analógica. Os três primeiros colocados participam de exposição coletiva na Galeria da Aliança Francesa de Botafogo.
Mais informações diretamente no site