Dois gênios da arte em Botafogo
A exposição “Estética de uma amizade – Alfredo Volpi e Bruno Giorgi”, organizada pela galeria particular Pinakotheke Cultural (rua São Clemente 300), fica em Botafogo somente até o dia 27 de julho. São cerca de 100 obras – a maior parte delas nunca exibidas ao público – dos dois artistas geniais, que compartilharam uma origem comum – a Toscana, na Itália – e 50 anos de amizade.
Você tem até o dia 27 de julho para apreciar pinturas de Alfredo Volpi (1896-1988) e esculturas, desenhos e telas de Bruno Giorgi (1995-1993), além de conhecer um pouco da intimidade e da grande amizade desses artistas geniais do movimento modernista brasileiro.
Entre as obras em exposição na Pinakotheke Cultural, estão nus femininos assinados pelos dois artistas; retrato de Giorgi por Volpi e as cabeças de Volpi e Mario de Andrade esculpidas por Giorgi; as interpretações discordantes em pintura do poema “Balada de Santa Maria Egipcíaca”, de Manuel Bandeira, e uma série de trabalhos concebidos na convivência da dupla. Há também as maquetes das obras de Brasília, quando os afrescos de Alfredo Volpi e as esculturas de Bruno Giorgi somaram-se à arquitetura de Oscar Niemeyer.
Serviço
Estética de uma amizade – Alfredo Volpi e Bruno Giorgi
Local: Pinakotheke Cultural – rua São Clemente 300
Dias e horários: De 13/6 a 27/7
sábados, das 10h às 16h
segunda a quinta, das 10h às 18h
Entrada: gratuita