Centenário de Lygia Clark em Botafogo
A galeria Pinakotheke Cultural inaugura, nesta segunda 23 de agosto, a exposição “Lygia Clark (1920-1988) – 100 anos”, com cerca de 100 obras – muitas delas desconhecidas do público – da artista plástica e escultora mineira, que marcou sua trajetória pela experimentação.
O espaço bidimensional da tela de pintura nunca foi suficiente para a mineira Lygia Clark, que deixou obra diversificada e premiada no mundo inteiro. A partir desta segunda até 9 de outubro, o carioca vai poder conhecer parte dessa obra, incluindo os “Bichos” – esculturas com dobraduras em metal, algumas delas articuladas – e os “Trepantes”, esculturas que combinam, sem fundir, madeiras a metais.
Ruptura
O trabalho de Lygia Clark é marcado pelo questionamento e pela ruptura dos limites da representação estética. Ao questionar a noção de arte estabelecida até então, a artista introduziu uma dimensão humana em sua obra, e a colocou na vanguarda do processo de reflexão sobre os desdobramentos, limites e superações da arte moderna.
Sob a curadoria de Max Perlingeiro, a exposição apresenta várias fases da artista. Algumas das obras nunca exibidas para o público fazem parte de coleções particulares.
Por causa da pandemia, todas as visitas devem ser agendadas.
Pinakotheke Cultural, uma joia de Botafogo
A galerista Bia Perlingeiro, esposa de Max, foi uma das primeiras vítimas fatais da Covid-19, em abril do ano passado. A cultura do bairro deve muito a eles, que presentearam Botafogo com exposições memoráveis, como “Estética de uma amizade – Alfredo Volpi e Bruno Giorgi“, “Flávio-Shiró”, “Victor Brecheret (1894-1955), “Oscar Niemeyer (1907-2012): territórios da criação”, “A missão artística no Brasil de seus discípulos”, “Lasar Segall – Obras sobre papel” e “Franz Weissmann (1911-2005)”.
Serviço:
Exposição “Lygia Clark (1920-1988) – 100 anos”
Local: Galeria Pinakotheke Cultural – rua São Clemente 300 – Botafogo
Data: de 23 de agosto a 9 de outubro
Entrada franca.
Agendamento de visitas: pelo email agendamento@pinakotheke.com.br ou pelo WhatsApp +5521.97629-9683
A visitação à exposição deve seguir os protocolos contra a Covid-19 adotados pela galeria, como uso de máscara e distanciamento.