Arnaldo Quintela, de Botafogo, está entre as dez ruas mais descoladas do mundo. Saiba o que ela tem de tão especial
Botafogo esteve entre os 50 bairros mais descolados do mundo, segundo classificação do portal de turismo norte-americano Time Out, em 2019. Mas, agora o site botou a rua Arnaldo Quintela no honroso 8º lugar entre as dez ruas mais legais do planeta. Aliás, a única rua do Brasil citada no artigo publicado no dia 13 de março, no mesmo portal.
Localizada na região de Botafogo que, num passado não muito distante, abrigou cortiços, vilas operárias e oficinas mecânicas, a rua Arnaldo Quintela agora faz parte do cantinho do bairro conhecido por muitos como “BotaSoho”, graças à pegada hipster e um quê do famoso bairro nova-iorquino. A área – antes desvalorizada do bairro e, portanto, mais barata – virou atrativa para novos espaços gastronômicos, como bistrôs, hamburguerias e pizzarias, e de serviços compartilhados, como coworking (locais de trabalho) e cokitchens (cozinhas coletivas).
Endereços descolados da Arnaldo Quintela
Ferro e Farinha (número 23) – Pizzaria premiada. De domingo a quinta, das 18h até meia-noite. Sexta e sábado, das 18h à 1h.
Treme Treme (número 31) – A boa é cerveja gelada e preço bom. De domingo a terça, das 17h à 1h. Quarta-feira, das 17h às 2h. E de quinta a sábado, das 17h às 4h.
Kalango (número 44) – Comida típica brasileira sob o comando de Bianca e Katia Barbosa. De segunda a quarta, das 12h às 23h. Quintas, do meio-dia à meia-noite. Sextas e sábados, das 12h às 1h30. E domingos, das 9h às 22h.
Calma (51) – drinques especiais em ambiente moderninho. De terça a domingo, a partir das 18h.
Bar Botero (51B) – veio do Mercadinho São José para Botafogo há quase seis meses. Quarta, quinta e sábado, das 18h à 1h. Sexta, das 18h às 3h. Domingo, das 16h à meia-noite.
Lemô Bara (57) – pizzas de vários sabores, inclusive veganas, e outras delícias com molhos de marca própria. Terça, quarta e quinta, das 17h à 1h. Sexta, das 17h às 2h. Sábado, das 12h às 2h. Domingo, do meio-dia à meia-noite.
Ceviche RJ (66B) – Releituras do prato peruano que dá nome ao bar. De terça a quinta-feira, das 12h às 23h30. Sexta, do meio-dia à meia-noite e meia. Sábado, do meio-dia à meia-noite. Domingo, do meio-dia às 22h30.
Xepa (87) – ótimos petiscos. De terça a quinta, das 17h à 1h. Sexta, das 17h às 2h. Sábado, do meio-dia às 2h. Domingo, do meio-dia à meia-noite.
Culto Bar (89) – hambúrgueres e pista de dança ao som de rock. A partir das 18h.
Culto Bar (89) – hambúrgueres e pista de dança ao som de rock. A partir das 18h.
Belisco (93) – Beliscos variados e vinhos em taça ou garrafa. De segunda a sábado, do meio-dia à meia-noite.
Amélie Créperie e Bistrô (94) – Crepes franceses. De segunda a quarta, das 12h às 23h. De quinta a domingo, do meio-dia à meia-noite.
Que Peixe Mar e Fogo (108A) – Peixaria onde é possível escolher o peixe no balcão para ir à brasa.
Quartinho Bar (124) – É pequeno, mas, na quinta-feira, o salãozinho vira pista de dança. Às quartas, tem noite de jazz. De terça a quinta, das 18h às 1h. Sexta e sábado, das 18h às 2h.
No entorno, ainda temos outras opções. Na rua Paulo Barreto, 110, fica a vermuteria Tero. Na rua General Polidoro, há a hambugueria Encarnado (número 141), o Polvo Bar (156) e o Chanchada (164B). Na sua Assis Bueno, 26, há a Tasca da Mercearia com receitas portuguesas. Na transversal Rodrigo de Brito, 14, está o Mãe Joana. Já na paralela Álvaro Ramos, encontramos o Canastra Rosé no número 154 e o Liga dos Botecos no 170. E no fervo da rua Fernandes Guimarães, ainda tem o Bar Botica no número 30, o Macuna Bar no 66 e o Sult – com suas massas e vinhos – no 77. Para fechar, na rua São Manuel 43, esquina com a praça Mauro Duarte, tem o Porco Amigo, onde a carne suína brilha em várias receitas.