Anjos com Armas
A Pinakotheke Cultural inaugura nesta segunda-feira 18 de março, a exposição “Anjos com armas”, com obras de Sergio Camargo, Lygia Clark, Mira Schendel e Hélio Oitica.
A exposição presta tributo à galeria londrina Signals e a seu curador, Guy Brett (1942-2021), que, na década de 1960, abriu espaço para a arte moderna brasileira se projetar internacionalmente. Algumas das obras expostas na lendária galeria estão na exposição da Pinakotheke: “Bicho-Contrário II” (1961), Espaço Modulado nº 4″ (1958) e “Espaço modulado nº 8” (1959), de Lygia Clark e “Relief” (1964), de Sergio Camargo.
“Anjos com armas” é também o nome do ensaio do crítico de arte Yve-Alain Bois, que a Pinakotheke está lançando. Na publicação, Bois narra a história da amizade do crítico e curador britânico Guy Brett com o artista filipino David Medalla, um dos fundadores da lendária galeria Signals. Lá, por orientação de Guy Brett, expuseram: Sergio Camargo, Lygia Clark, Mira Schendel e, mais tarde, com o fechamento da Signals, Hélio Oiticica foi convidado a expor na White Chapel.
Guy Brett sempre foi a grande referência para uma melhor compreensão da produção artística no Brasil a partir dos anos 1960, na Europa.
A exposição fica aberta ao público, de 18 de março a 11 de maio.
Serviço:
Exposição “Anjos com Armas”
Pinakotheke Cultural
Rua São Clemente, 300 – Botafogo
Dias: 18 de março a 11 de maio
de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h
Entrada gratuita.