A cultura do bairro respira

A cultura do bairro respira

Exposição do centenário de Lygia Clark é mais um programa imperdível da Pinakotheke Cultural.

Demorou, mas nós, do Curta Botafogo, vamos, aos poucos, retomando as atividades, com duas doses de vacina, mas sempre usando máscaras e evitando aglomerações. Nesse aspecto, a exposição LYGIA CLARK (1920-1988), em cartaz na galeria Pinakotheke Cultural até dia 9 de outubro, é perfeita! Todas as visitas são previamente agendadas para poucos visitantes a cada vez.

Entrar na galeria de Max Perlingeiro novamente, depois de quase dois anos, foi emocionante. Logo na entrada, uma amostra de “trepante”, série de esculturas em que Lygia Clark misturou elementos distintos sobrepostos, ressignificando – vá lá – os objetos quando isso nem era modinha. Em seguida, a exposição apresenta suas primeiras pinturas, trabalhos pelos quais a artista perdeu o interesse. Ela, que não se enquadrava em lugares comuns, primeiramente foi se livrando das molduras, que passaram a fazer parte das obras. Daí partiu para trabalhos tridimensionais – com destaque para a série “Bichos” – e experimentações táteis.

No universo de Lygia Clark cabia tudo, exceto a mesmice. E ter uma amostra de sua obra aqui, em Botafogo, é um privilégio e uma oportunidade que ninguém deve perder.

Serviço:

Exposição “Lygia Clark (1920-1988) – 100 anos”

Local: Galeria Pinakotheke Cultural – rua São Clemente 300 – Botafogo

Data: de 23 de agosto a 9 de outubro

Entrada franca.

Agendamento de visitas: pelo email agendamento@pinakotheke.com.br ou pelo WhatsApp +5521.97629-9683

A visitação à exposição deve seguir os protocolos contra a Covid-19 adotados pela galeria, como uso de máscara e distanciamento.

Curta Botafogo