Um voo para crianças com escala em Botafogo

Um voo para crianças com escala em Botafogo

Dando asas à imaginação, a autora e produtora Gisela de Castro lança, no dia 13 de outubro, em Botafogo, “Um voo sobre as capitais brasileiras”, seu segundo projeto literário voltado para o público infantil. O lançamento será na livraria Blooks, entre 16h e 18h, com direito a autógrafos e contação de histórias.

Vamos pegar a maleta de viagem e passear pelo país. Essa é a proposta da coleção de cinco livros “Um voo sobre as capitais brasileiras”. O projeto gráfico veio da sugestão do amigo Daniel Whitaker e foi desenvolvido pelo designer Sérgio Campante, com a coordenação editorial de Lucas Bandeira de Melo e a valiosa orientação do editor e poeta Carlito Azevedo. Cada livro tem a forma de uma região do país, com artes de diversos ilustradores, misturando desenhos, fotografias, recortes e colagens.

Os livros dividem-se nas cinco regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – e todos foram cortados com faca especial de modo a formarem o mapa do Brasil, quando unidos, como se fosse um quebra-cabeça. Esse formato permite um contato com a geografia do país de forma lúdica, estimulando o interesse à leitura. A ideia é falar do Brasil com prazer e diversão, interligando a descoberta da leitura ao conteúdo cartográfico, com textos que enriquecerão o vocabulário dos jovens leitores, com jogos de rimas e conteúdos familiares a cada cidade, sempre sob a ótica da criança.

“São textos para serem lidos em família ou na escola. Queremos promover o intercâmbio cultural entre os estudantes, apresentando textos com assuntos do universo das crianças em cada região deste país tão diverso e plural”, explica a autora Gisela de Castro, que comemora 20 anos de carreira na arte – nos palcos e nos livros – como uma otimista empreendedora. Seu trabalho literário anterior voltado para crianças foi “A asa da borboleta e outras sutilezas”, com ilustrações de Anna Bella Geiger.

Em “Um voo sobre as capitais brasileiras”, Gisela traçou o projeto com poemas, muitas vezes rimados, para cada uma das 27 capitais brasileiras, em que cada história fala de algum personagem cujo nome começa por uma letra do alfabeto.

“Impus-me algumas regras para começar o jogo da escrita, brincando com os desafios que eu mesma inventava. Foi muito trabalhoso, porém mais divertido do que eu imaginava. Quem sabe possamos alcançar leitores em todo território brasileiro e até em outros países de língua portuguesa?”, almeja Gisela que, para essa jornada, convidou um ilustrador de cada macrorregião do país para dar forma ao projeto, com a propriedade de quem vê de perto as cores dos diversos territórios brasileiros.

Brasil de todas as cores

Cada artista convidado para a criação do conceito visual do livro trabalhou sobre desenhos, fotografias, recortes e colagens, criando ilustrações particulares para cada história. Os livros se encaixam, formando o mapa do Brasil, e podem até ser pendurados na parede, construindo o conceito de sempre deixar “livros à mão das crianças”. ”Seria maravilhoso deixar o mapa na parede de forma decorativa, para expor na sala de aula ou mesmo em casa”, sonha a autora. Para Gisela, as ilustrações “são os pontos fortes do trabalho” porque cada artista convidado deu sua visão regionalista num rico compartilhamento de saberes.

O trabalho tão criativo e bem cuidado inspirou também o editor Carlito Azevedo, que pegou carona nas asas da imaginação de Gisela de Castro para resumir poeticamente o livro: “Quando a gente entra numa cidade, uma cidade entra na gente. Quando a gente nasce num país, um país nasce na gente. Quando a gente conhece uma pessoa nova, vira uma nova pessoa. Esse livro nos convida a desfrutar esse milagre tão simples. Estar poeticamente em cidades aonde nunca fomos, conhecer personagens que a gente nunca viu, descobrir que um país é o que a gente inventa, ao sonhar viver nele, brincar nele, trabalhar nele. Uma antiga canção dizia que o Brasil não conhece o Brasil. A poesia de Gisela não quer só nos levar numa viagem poética, quer também apresentar o Brasil ao Brasil”.

Sobre a autora Gisela de Castro

Graduada em Biologia pela UFRJ, estudou Metodologia do Ensino na Faculdade de Educação da Unicamp. Produtora atuante no Rio de Janeiro, desde 2003 é sócia-fundadora e diretora artística da Zucca Produções. Trabalha como atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias. Realizou diversos trabalhos com teatro infantil, tendo recebido prêmios por alguns deles, como o Prêmio Zilka Sallaberry e o Prêmio CBTIJ.

Serviço:

Evento literário da Semana das Crianças

13 de outubro, das 16h às 18h

Blooks Livraria – Botafogo

Praia de Botafogo 316 – Botafogo

#GiseladeCastro

Curta Botafogo