Pratique a solidariedade
Nas ruas e nas praças de Botafogo, é visível o aumento do número de moradores de rua. Muitos estão em situação desesperadora, sem comida ou dinheiro para comprar remédios. Você pode virar o rosto, reclamar com as autoridades ou pode tentar ajudar a diminuir o sofrimento dessa gente.
O bairro tem dezenas de instituições e pessoas dedicadas a trabalhos sociais. São abrigos para crianças em situação de risco, grupos de apoio a dependentes químicos, bazares beneficentes e muitas outras iniciativas do bem. Conheça algumas dessas iniciativas e saiba como você pode ajudar.
As irmãs vicentinas da Basílica Imaculada Conceição (Praia de Botafogo 266) recolhem, todo mês, donativos para pessoas carentes do bairro. São mais de 50 famílias ajudadas pelos fiéis. E a ajuda vem de várias maneiras: de cestas básicas a recuperação de casas, passando por material escolar, fraldas geriátricas e remédios. O trabalho das vicentinas vai além da assistência material. A pastoral também oferece assistência espiritual para melhorar a autoestima dessas pessoas. Você pode participar das reuniões do grupo, que acontecem toda quarta-feira ou pode entrar em contato diretamente com a igreja (2551-7948).
Outra pastoral que precisa de doações é a da Paróquia São João Batista da Lagoa (rua Voluntários da Pátria 287 – tel. 2538-2926), que realiza um belo trabalho social com refugiados de diversos países.
O CELPI – Costura e Lactário Pró-Infância (rua Bambina 160 – tel. 2266-4774), recebe, diariamente, doações de todo tipo: roupas, calçados, bolsas, acessórios, utilidades do lar para o bazar beneficente que funciona às quartas-feiras. Toda a renda é revertida para um trabalho social com 50 famílias e cerca de 90 crianças, algumas delas com necessidades especiais.
A ajuda é sempre bem-vinda, na forma de dinheiro, alimentos ou roupas, mas você também pode dedicar um pouco de seu tempo livre ao próximo. A ONG Atitude Social, na Comunidade Santa Marta – rua da Serenidade 2 tel. 2511-3809 –, oferece aulas de música e apoio escolar para as crianças do morro e está sempre precisando de voluntários. A União das Operárias de Jesus (Praia de Botafogo 522 – tel. 2295-0896), instituição fundada por Clotildes Guimarães, também precisa de voluntários, assim como o Instituto Véras (Praça Radial Sul 120 – tel. 2286-1910), cujo trabalho é voltado pessoas carentes com distúrbios neurológicos. Você também pode se engajar nas lutas da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB), na defesa dos interesses dos moradores do bairro junto ao poder público.
O mais difícil é sair da inércia, mas sempre é hora de praticar a solidariedade para tornar o nosso bairro melhor. Que tal começar separando algumas roupas de frio para doar para moradores de rua que vão enfrentar o inverno?
#AtitudeSocial #institutovéras #AMAB #basílicadaimaculadaconceição #igrejasãojoãobatista #celpi