Curta temporada de “Helena perdida” no Teatro Poeira

Curta temporada de “Helena perdida” no Teatro Poeira

Espetáculo “Helena perdida”, de Rafael Souza-Ribeiro, fica em cartaz no Teatro Poeira até o dia 28 deste mês. Na peça – uma alegoria do Brasil –, a atriz Paula Valente interpreta Helena, uma alta executiva em crise diante da possibilidade de perder o poder.

Um grande acordo nacional com tudo! Helena, poderosa capitalista, no comando de uma holding que controla diversos setores da economia, diante da ameaça de uma transformação que ela se recusa a aceitar, resolve abrir a casa para políticos, empresários, juízes e generais, para fechar negócios, travar alianças e fazer pactos.

Qualquer semelhança com a realidade do país não é mera coincidência nesta história sobre poder criada pelo dramaturgo Rafael Souza-Ribeiro. “A peça é uma crônica sobre o país. É uma ficção, lógico, tudo ali é inventado, mas encontra, sim, ressonância em fatos recentes do nosso noticiário. Em 2019, inclusive”, observa Rafael. “A gente queria convidar o espectador a refletir sobre como o poder se concentra em poucas mãos e sobre como o futuro de uma cidade pode ser decidido em questão de minutos”. Moradores de Brumadinho ou de Rondônia em chamas que o digam.

Paula Valente enxerga humanidade nesta personagem que “mais do que uma mulher, é uma alegoria. Helena representa conceitos, ideias, valores de uma sociedade e não faz questão de camuflar o que pensa e sente”, explica a atriz, que defende a sinceridade e a humanidade de Helena, “símbolo de uma sociedade partida e desigual”. Faz sentido. É preciso humanidade para ser desumano.

Serviço

Espetáculo teatral: “Helena Perdida”

Temporada: até 28 de agosto

Local: Teatro Poeira – rua São João Batista – 104

Dias: terças e quartas, às 20h

Ingresso: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia)

Duração: 60 min

Gênero: drama tropical

Classificação: 12 anos

#TeatroPoeira #HelenaPerdida

Curta Botafogo