Reaprendendo a pensar o mundo pós-pandemia

Reaprendendo a pensar o mundo pós-pandemia

CURSO “ENSAIOS DA QUARENTENA”

Vivemos a época caracterizada como a da pós-verdade. Isso significa que os grandes sistemas filosóficos produzidos em 24 séculos caducaram, e é necessário reaprender o pensamento, colando-o na vida. Este curso da Acaso Cultural, ministrado por Marcio Tavares d’Amaral – professor titular emérito da UFRJ – propõe cinco reflexões que condicionam as nossas vidas comuns: a pandemia, a pobreza, as polarizações e o ódio, e o terror. A hipótese é a de que a ligação do pensamento diretamente à vida engendra formas de verdade que escapam à confusão das meras opiniões.

Fim da verdade

Em 2016 o dicionário de Oxford definiu a nossa época através da locução pós-verdade, o que significa que, dada a enorme quantidade de opiniões circulantes nas sociedades contemporâneas, importa menos se alguma delas é verdadeira do que os apelos emocionais, políticos, ideológicos, culturais que nelas se contenham. As opiniões estariam obedecendo a um regime de ‘consumo de imagens’ numa sociedade em que tudo está posto para consumo: bens, valores, corpos, subjetividades, dimensões imateriais de toda ordem. De um ponto de vista filosófico, isso significa que a verdade deixou de ser o critério de enunciação e recepção dos discursos – nos termos utilizados pelos pensadores pós-modernos (décadas de 1980-1990), temos aí o ‘fim da verdade’.

A filosofia tem sido a disciplina definidora dos regimes de verdade desde pelo menos o século IV a.C., por meio da produção de grandes sistemas de pensamento abrangendo todas as dimensões do mundo e da vida. A pós-verdade representaria a falência desses sistemas. Este curso destina-se a ensaiar modos de pensamento não-sistêmico, ligados diretamente ao mundo e à vida, e não abstratamente às lógicas dos sistemas filosóficos.

Estrutura do curso:

Aula 1 – Dois modelos para a verdade: a dinâmica do real e o discurso. Crise da verdade, pós-verdade: pensamento e vida. Temas para reflexão: a pandemia, a pobreza, as polarizações e o ódio, e o terror.

Aula 2 – Sobre a pandemia: um tsunami existencial

Aula 3 – Sobre a pobreza: a desqualidade da vida

Aula 4 – Sobre as polarizações e o ódio: a falta que o meio faz

Aula 5 – Sobre o terror: o medo nosso de cada dia

Inclui:

– Material de estudo

– Momentos de debate

– Acesso às aulas gravadas até um mês após o término do curso.

– Grupo para dúvidas no Telegram

– Certificado

Serviço:

CURSO “ENSAIOS DA QUARENTENA” com Marcio Tavares d’Amaral – professor titular emérito da UFRJ

Realização: Acaso Cultural

Dias: terças-feiras, de 14/09 a 19/10

Horário: das 19h às 20h30

Inscrições aqui

Curta Botafogo