Mais cultura para Botafogo
Novo centro cultural, localizado no número 16 da rua Vicente de Souza, vai oferecer cursos, workshops, palestras, shows, concertos, exposições e apresentações teatrais, além de apoiar pesquisas e financiar projetos culturais escolhidos em editais públicos.
O casarão do início do século XX está sendo cuidadosamente restaurado para abrigar o Acaso Cultural, que promete ser um centro cultural diferente, com uma proposta inovadora, sustentável, em que a receita das diferentes atividades realizadas no espaço será a base do capital investido nas bolsas de pesquisa e projetos. Em troca do apoio recebido, pesquisadores e artistas contemplados deverão criar produtos como seminários, cursos, ciclos de debates, artigos, livros e revistas, exposições, concertos, shows e espetáculos.
O espaço recebeu o nome de Acaso Cultural porque a ideia é oferecer diversas atividades e promover encontros ao acaso: você entra para tomar um simples cafezinho e acaba assistindo a uma palestra ou a um show de jazz ou a um filme.
À frente do projeto, estão Catarina Amaral – Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio e membro permanente do grupo de pesquisa IDEA / Programa de Estudos Avançados (ECO/UFRJ) – e Marcela Miller – produtora, pesquisadora, tradutora, preparadora de originais e revisora com formação em História, Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Elas contam com a colaboração de Alexandre Ramos, produtor cultural, e Pedro Sasse, designer responsável pela integração digital do centro cultural.
O grupo tem o apoio de um conselho consultivo formado por Alexander Meireles da Silva (Letras/UFG), Ananda Machado (Gestão Territorial Indígena/UFRR), André Cabral de Almeida Cardoso (Letras/UFF), Anita Moraes (Letras/UFF), Julio França (Letras/UERJ), Marcelo Diniz (Letras/UFRJ), Marcio Markendorf (Cinema/UFSC), Marcio Tavares d’Amaral (ECO/UFRJ), Paulo da Costa e Silva (Belas Artes/UFRJ), Silvio Renato Jorge (Letras/UFF), Stefania Chiarelli (Letras/UFF) e Susana Kampff Lages (Letras/UFF).
Enquanto estão sendo feitas as obras de restauração e adaptação do espaço – com a construção de um anexo ao casarão, nos fundos do terreno –, a instituição inicia suas atividades com cursos on-line. O primeiro deles é o de “Comunicação consciente e os impactos nas relações”, com início no dia 11 de agosto, com a participação de Ana Luiza Gama e Cristiana Miller.
Tudo muito bem planejado, em que nada – ou tudo – é por acaso.
Serviço
Comunicação consciente e os impactos nas relações
Curso por videoconferência com Ana Luiza Gama e Cristiana Miller
Data: de 11 de agosto a 8 de setembro de 2021, às quartas-feiras
Horário: das 19h às 20h30
Inscrições: Sympla Streaming